• STRATEGY BLOG
  • Site
  • Facebook
  • Linkedin
  • Google Plus
  • Youtube
  • Slideshare
  • Google Maps
  • Email

Liderança, Seja Você a Mudança!




Quando falamos em mudança, em qualquer âmbito, uma série de paradigmas nos vêm em mente. Há quem defenda que a permanência, a continuidade e a estabilidade são os principais objetivos do homem. Por outro lado, na nossa vida, percebemos que tudo é movimento, e que nada pode permanecer parado – conceito este já defendido por Heráclito há cerca de 500 anos antes de Cristo.

E quando transferimos estes pensamentos para a esfera organizacional, vemos que eles se encaixam perfeitamente. Por um lado vemos as empresas propondo mudanças para sua sobrevivência e crescimento. Por outro, os colaboradores demonstrando resistência e dificultando a implantação. Por mais que as mudanças cheguem para facilitar o dia-a-dia de trabalho de todos, para incrementar os resultados da empresa, o “medo do novo” predomina.

O líder tem o desafio de informar, esclarecer, educar, motivar e engajar para que aconteça, efetivamente, a transformação. E, para que isso se concretize, o grande desafio é mudar o mindset* existente. O líder deve incentivar as pessoas a pensarem de forma diferente e a reverem aquilo que têm feito, facilitando o difícil caminho de pensar "fora da caixa”. Um grupo de colaboradores com mindset negativo pode levar uma empresa à falência.

Por este motivo, as lideranças devem ser os primeiros agentes da mudança nas empresas. Não existe êxito em gestão de mudanças organizacionais se o exemplo (e o patrocínio) não partir dos gestores. Afinal, já dizia sabiamente Mahatma Gandhi: “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver”.


*Numa tradução coloquial e livre significa: modelo mental predominante, forma institucionalizada de enxergarmos as coisas ou também paradigma pessoal ou empresarial.

 *Conteúdo produzido por Viviane Schwanck de Luca.



11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto, Viviane! Parabéns! É sempre bom reforçar o papel da Liderança no processo de Gestão da Mudança.

Priscila Meneghel disse...

Parabéns Vivi!!
A verdadeira liderança inspira e motiva as pessoas pelo seu próprio exemplo. O exemplo não é algo que você pode delegar. Algumas pessoas inspiram suas equipes de imediato, mas as únicas que continuam inspirando no longo prazo, são aquelas que demonstram autenticidade e um caráter que atrai autoconfiança, integridade, respeito às pessoas e às suas diferenças, conhecimento técnico, resiliência e determinação.

Mariana disse...

Ótimo texto!

Anônimo disse...

Vivi, nunca podemos deixar de falar de uma boa Comunicação em todos âmbitos de nossas vidas e a liderança tem um papel fundamental para facilitar este processo nas Organizações.
A importância da dimensão comunicação em projetos de grande transformação organizacional reside no fato de que as organizações são compostas de recursos físicos, tecnológicos e processos, executados e desenhados por pessoas. Estas pessoas se relacionam e trabalham sob uma identidade corporativa, ou seja, visão, valores e missão comuns.
Neste sentido, algumas dimensões organizacionais devem ser trabalhadas e principalmente a Comunicação, com objetivos de: construir uma visão comum da mudança; criar senso de urgência; construir acordos e coalizão com os envolvidos; identificar referenciais internos e externos; mapear os focos de resistência e entender os impactos ocasionados pela mudança.

Boa reflexão e devemos relembrá-la diariamente.

Mirian Lascares


Carolina D`arco disse...

Excelente texto!
A liderança, em todos os níveis, tem papel crucial durante um processo de mudança.

Jorge Bassalo disse...

Parabéns Viviane pelo post. Enaltecer o papel da liderança em processos de mudança vai ao encontro de uma série de pesquisas que apontam como sendo a falta de envolvimento dos líderes como o principal obstáculo para o sucesso.
Sem dúvida que a comunicação tem o seu papel fundamental e recomendo a leitura de outros posts em nosso blogue que enfatizam essa questão. Obrigado mais uma vez pela participação.

Cláudius Jordão disse...

Excelente o tema desse post. É tão importante que todo trabalho de sensibilização e mobilização deve inciar pela liderança para seja observada e seguida por toda a organização.

Vanusa Barbosa disse...

Parabéns Viviane pelo texto e obrigada pela participação!
Engajar as pessoas para uma nova forma de pensar e fazer é uma das competências essenciais de um Líder!

Unknown disse...

John Maxwell (Hoje considerado o maior treinador de lideres do mundo) diz que viver a vida é como uma viagem e o MindSet é o GPS, se nós não sabemos pra onde iremos o GPS não passará informações para nos conduzir até o destino. Acrescento que: Ninguém quer ser liderado por um líder que esta perdido.
Parabéns pelo texto.

Ivan Renato disse...

Ótimo texto! As pessoas não estão aptas a mudanças, por isso algumas nem sobrem o primeiro degrau!

Angela Caruso disse...

O líder tem um papel fundamental em processos de transformação! Parabéns pelo texto, Viviane!

Postar um comentário